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Comemorando os 500 anos de João Calvino, o teólogo da Reforma, este é um blog dedicado a resumir e comentar as Instituras da Religião Cristã, obra máxima do reformador de Genebra. Que ele seja útil à comunidade, seguindo a mesma intenção de Calvino ao escrever seus livros.

"Este tem sido meu propósito: preparar e instruir de tal modo os candidatos à sagrada teologia, para a leitura da divina Palavra, que não só lhe tenham fácil acesso, mas ainda possam nesta escalada avançar sem tropeços."

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O livre-arbítrio [ 1.15.8 ]

Quando se pensa em Calvino, a questão da predestinação e do livre-arbítrio é a primeira coisa que vem a mente da grande maioria dos evangélicos. Curiosamente, só agora, depois de 15 capítulos, o reformador começa a tocar no assunto. Isso demonstra que a caricatura reducionista que se pinta de Calvino deve ser combatida. O teólogo de Genebra não se preocupou em sistematizar a predestinação, mas de ensinar aquilo que a Bíblia ensina, e a predestinação é apenas uma parte.

Para entendermos o que o homem é hoje, é necessário compreendermos seu estado original. Como vimos no estudo anterior, Calvino entende que a alma do homem tem duas propriedades básicas: a razão e a vontade. Assim, a vontade do homem era inteiramente ajustada ao que ponderava seu entendimento. Com isso em mente, ele explica como era Adão antes do pecado.

"A escolha do bem e do mal lhe era livre. Não só isso, mas ainda suma retidão havia em sua mente e em sua vontade, e todas as partes orgânicas estavam adequadamente ajustadas à sua obediência, até que, perdendo-se a si próprio, corrompeu todo o bem que nele havia." (1.15.8, p.190)

Assim, o livre-arbítrio só poderia ser considerado verdadeiramente livre se a vontade está debaixo dessa capacidade de julgar. O erro dos filósofos, como já dissemos, foi ignorar a corrupção do homem. E o erro de muitos cristãos hoje é darem mais consideração a um conceito grego que à revelação de Deus.

"Mas os que professam ser cristãos, e ainda buscam o livre-arbítrio no homem perdido e imerso em morte espiritual, corrigindo a doutrina da Palavra de Deus com os ensinos dos filósofos, estes se desviam totalmente do caminho e não estão nem no céu nem na terra." (idem)

Calvino aproveita para combater aqueles que tentam culpar Deus por não ter evitado a Queda. No entanto, o reformador nos lembra que Adão caiu por sua própria vontade, e que Deus não tinha a obrigação de conferir ao homem mais perseverança do que já havia dado.

"Adão recebera o poder, se quisesse; não teve, entretanto, o querer, por meio do qual pudesse, porque a perseverança acompanharia este querer. Todavia, não tem escusas quem recebeu tanto que, por seu próprio arbítrio, a si engendrasse a ruína. Aliás, nenhuma necessidade fora imposta a Deus para que não lhe outorgasse uma vontade medial e até passível de cair, para que da queda daquele derivasse matéria para sua glória." (1.15.9, p.191)

Como o próprio Calvino nos propõe, é necessário também conhecer o homem para conhecer a Deus. Aqueles que negam a incapacidade do ser humano de escolher livremente entre o bem e o mal precisam livrar-se de todo conceito que não vem da Bíblia. O crente que ignora o que a Escritura ensina sobre si pode cair em grave erro. Que sejamos submissos à Palavra do Senhor.
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