"Salmo 45 [v.6]: 'Teu trono, ó Deus, é para todo sempre', os judeus desconversam, alegando que o nome Elohim cabe também aos anjos e às potestades superiores. Entretanto, em lugar nenhum na Escritura se acha uma passagem semelhante em que uma criatura seja elevada a um trono eterno. Ademais, ele não é chamado simplesmente Deus, mas também o Soberano Eterno." (1.13.9, p.124)
"O mesmo Cristo não é obscuramente apresentado por Isaías [9.6] como Deus, mas ainda adornado de poder supremo, o que é próprio de Deus somente: 'Este é', diz ele, 'o nome com que o designarão: Deus Forte, Pai da Eternidade'" (idem)
Além disso, as aparições do enigmático Anjo do Senhor no Antigo Testamento demonstram claramente haver ali já um prenúncio daquele que seria o Mediador entre Deus e os homens. Este Anjo várias vezes toma para si honrarias que seriam dignas apenas do Criador, o que significa ser esse mensageiro o próprio Deus. Desta seção tomaremos apenas o exemplo de Juízes 13, mas Calvino também cita Oséias 12.5, Gênesis 32.29s, Zacarias 2.3, Isaías 25.9 e Malaquias 3.1.
"Com efeito, negando-se a haver de comer pão, o Anjo ordena que o sacrifício fosse oferecido ao Senhor. A seguir, prova, pelo próprio fato, que ele é realmente o Senhor. Desse modo, Manoá e a esposa concluem, desta evidência, que haviam visto não simplesmente um anjo, mas a Deus. Daí esta exclamação: 'Havemos de morrer, porque vimos a Deus'. Quando, porém, a esposa responde: 'Se o Senhor nos quisesse matar, não teria recebido de nossa mão o sacrifício', confessa com certeza que aquele que antes disse ser um anjo era realmente Deus. Além disso, agrega que a própria resposta do Anjo dirime toda dúvida: 'Por que perguntas por meu nome, que é maravilhoso?'" (1.13.10, p.125)
Vemos, portanto, que existe continuidade na revelação de Deus. O Novo Testamento não surgiu do nada, mas é a consumação e ápice da história contada no Antigo Testamento. É por isso que não deve nos surpreender tantos personagens em comum. Nessas duas divisões da Bíblia encontramos o mesmo protagonista - Deus, que encarnou e viveu como homem.
Postar um comentário