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Comemorando os 500 anos de João Calvino, o teólogo da Reforma, este é um blog dedicado a resumir e comentar as Instituras da Religião Cristã, obra máxima do reformador de Genebra. Que ele seja útil à comunidade, seguindo a mesma intenção de Calvino ao escrever seus livros.

"Este tem sido meu propósito: preparar e instruir de tal modo os candidatos à sagrada teologia, para a leitura da divina Palavra, que não só lhe tenham fácil acesso, mas ainda possam nesta escalada avançar sem tropeços."

Esse blog está sendo desativado. Visite-nos em www.joaocalvino.net

Segunda objeção pelagiana [ 2.5.2 ]

A segunda objeção levantada envolve também os bons atos que os homens praticam. Calvino afirma que esse argumento foi levantado por Crisóstomo, Jerônimo, e até Aristóteles. Diz o seguinte: "Se não procedem da livre escolha do arbítrio, sejam as virtudes, sejam os vícios, não é congruente que ao homem se inflija castigo, ou se outorgue recompensa." (2.5.2, p.84)

Sobre a questão dos atos maus, mais uma vez lemos que não se trata de uma questão de alguém poder ser livre para fazer algo além do pecado, mas se esse ato foi praticado voluntariamente, por alguém desejoso de cometê-lo.

"Ora, que importa se de livre ou servil juízo se peque, contanto que o seja pelo desejo da vontade, especialmente quando o homem, como pecador, argumenta com base nisto: que está debaixo da servidão do pecado?" (idem)

A respeito da questão dos galardões, vemos aqui uma belíssima exposição de Calvino, auxiliado por Agostinho. Essas recompensas não são fruto de nosso mérito, mas é a própria graça de Deus agindo em nossas vidas, quando o Senhor considera como nosso algo que foi conseguido por ele mesmo.

"Deus não coroa a nossos méritos, mas a seus próprios dons; galardões, porém, se chamam aqueles que não se devem a nossos méritos; ao contrário, que são retribuídos por graças já outorgadas... Se a ti se houver de pagar o que é devido, punido terás de ser. Portanto, que acontece? Deus não te pagou a pena devida; pelo contrário, confere graça não devida. Se queres ser estranho à graça, vangloria-te de teus méritos." (idem)

O resumo desse ensino é que "a graça não procede do mérito, mas o mérito, da graça" (2.5.2, p.85). Isto é, mais uma vez Deus inverte o que era esperado e dá ao homem mais do que ele merece e precisa. Recebemos dele algo que não é nosso, mas que por sua bondade é tido como propriedade dos fiéis. Que louvemos ao Senhor por isso!

"Uma vez que a benignidade e liberalidade de Deus são inesgotáveis e multíplices, porque faz nossas as graças que nos confere, as recompensa exatamente como se fossem virtudes nossas." (idem)
Read More 1 Comment | Postado por Josaías edit post

1 Comment

  1. Anônimo on 29 de julho de 2009 às 18:33

    Calvino é demais mesmo!!!! Deus o agraciou muito!!!

     


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