• Home
  • iPródigo
  • Posts RSS
  • Blogger
Blue Orange Green Pink Purple

Acesse pelo endereço joaocalvino.net

Comemorando os 500 anos de João Calvino, o teólogo da Reforma, este é um blog dedicado a resumir e comentar as Instituras da Religião Cristã, obra máxima do reformador de Genebra. Que ele seja útil à comunidade, seguindo a mesma intenção de Calvino ao escrever seus livros.

"Este tem sido meu propósito: preparar e instruir de tal modo os candidatos à sagrada teologia, para a leitura da divina Palavra, que não só lhe tenham fácil acesso, mas ainda possam nesta escalada avançar sem tropeços."

Esse blog está sendo desativado. Visite-nos em www.joaocalvino.net

Outras objeções I [ 2.5.12-13 ]

"Porque este mandamento, que hoje te ordeno, não te é encoberto, e tampouco está longe de ti. Não está nos céus, para dizeres: Quem subirá por nós aos céus, que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos?" (Dt 30.11,12)

O reformador continua a responder seus adversários, admitindo que esse verso de Deuteronômio poderia colocá-lo "em grande apuro para responder" (2.5.12, p.96). Porém, ao seguir a premissa de que "a Escritura interpreta a Escritura", Calvino entende que Moisés não estaria aqui falando simplesmente dos preceitos da Lei, mas também do Evangelho, como Paulo afirma em Romanos 10.8. De qualquer maneira, em versos anteriores o Senhor cita sua ação sobre os israelitas para que esse mandamento fosse cumprido.

"Logo, nada é mais certo do que Moisés haver compreendido com estas palavras o pacto de misericórdia que havia promulgado juntamente com a exação da lei. Ora, havia também ensinado, poucos versos antes, a saber, que nos é indispensável que o coração seja circuncidado pela mão de Deus, para que o amemos [Dt 30.6]. Conseqüentemente, esta capacidade de que fala logo em seguida não a colocou no poder do homem, mas na assistência e proteção do Espírito Santo, que em nossa fraqueza leva a bom termo sua obra, poderosamente, embora não se deva entender esta passagem simplesmente acerca dos preceitos." (idem)

A próxima objeção diz respeito a um verso de Oséias: "Irei e voltarei ao meu lugar, até que se reconheçam culpados e busquem a minha face; estando eles angustiados, de madrugada me buscarão" (5.15). Sobre isto, Calvino nos lembra que o distanciamento que Deus avisa significa supressão da profecia, não ausência de graça.

"Mas, o afastamento do Senhor para longe denota a supressão da profecia. Ficar observando o que porventura os homens hão de fazer significa acossá-los por algum tempo com aflições várias, silencioso e como que às escondidas. A ambos faz o Senhor para que nos torne mais humildes, pois, a não ser que, por seu Espírito, nos predispusesse a essa suscetibilidade em aprender, seríamos mais depressa chagados do que corrigidos pelos azorragues das coisas adversas." (2.5.13, p.97)
Read More 0 comentários | Postado por Josaías edit post

0 comentários



Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Calvino 500 anos

  • Busca


  • Contador Calvino


    Get the John Calvin birthday clock at Calvin 500

    Links

    • Monergismo
    • Cinco solas
    • Graça Plena
    • Blog Fiel
    • Teologia e Vida
    • Ivonetirinhas
    • O tempora, o mores!
    • Voltemos ao Evangelho
    • Frases Protestantes

    Arquivo

    • ▼ 2009 (169)
      • ► novembro (1)
      • ► outubro (5)
      • ► setembro (5)
      • ► julho (6)
      • ► junho (32)
      • ▼ maio (26)
        • Terceira função da Lei [ 2.7.12-13 ]
        • Segunda função da Lei [ 2.7.10-11 ]
        • A Lei leva à Graça [ 2.7.8-9 ]
        • Primeira função da Lei [ 2.7.6-7 ]
        • As promessas da Lei [ 2.7.3-5 ]
        • A Lei do Senhor [ 2.7.1-2 ]
        • A necessidade do Mediador [ 2.6.3-4 ]
        • A figura do Mediador [ 2.6.1-2 ]
        • Outras objeções IV [ 2.5.18-19 ]
        • Outras objeções III [ 2.5.16-17 ]
        • Uma rápida explicação [ 2.5.15 ]
        • Outras objeções II [ 2.5.14 ]
        • Outras objeções I [ 2.5.12-13 ]
        • Sobre as advertências [ 2.5.11 ]
        • Sobre as promessas [ 2.5.9-10 ]
        • A Lei e a Graça [ 2.5.6-8 ]
        • Quarta objeção pelagiana [ 2.5.4-5 ]
        • Terceira objeção pelagiana [ 2.5.3 ]
        • Segunda objeção pelagiana [ 2.5.2 ]
        • Primeira objeção pelagiana [ 2.5.1 ]
        • Ação divina sobre os homens [ 2.4.5-8 ]
        • Ação divina sobre Satanás [ 2.4.5 ]
        • Ação divina sobre os ímpios [ 2.4.3-4 ]
        • Tríplice operação [ 2.4.1-2 ]
        • Agostinho estava certo [ 2.3.13-14 ]
        • Graça sempre operante [ 2.3.11-12 ]
      • ► abril (8)
      • ► março (23)
      • ► fevereiro (33)
      • ► janeiro (30)

    Marcadores

    • institutas (166)
    • Lei (44)
    • pecado (33)
    • Deus (32)
    • homem (27)
    • livre-arbítrio (25)
    • Dez Mandamentos (21)
    • AT (19)
    • providência (18)
    • piedade (16)
    • Escritura (14)
    • epistemologia (14)
    • Cristo (12)
    • Trindade (12)
    • apologética (12)
    • NT (9)
    • aliança (8)
    • romanismo (8)
    • sociedade (8)
    • vida futura (8)
    • Espírito (7)
    • criação (6)
    • diabo (6)
    • Igreja (5)
    • angelologia (5)
    • patrística (5)
    • política (5)
    • regeneração (5)
    • família (4)
    • persistência (4)
    • Serveto (3)
    • casamento (3)
    • sofrimento (3)
    • arte (2)
    • ciência (2)
    • escolástica (2)
    • justiça social (2)
    • missões (2)
    • preâmbulos (2)
    • sexualidade (2)
    • trabalho (2)
    • Batismo (1)
    • Ceia (1)
    • ateísmo (1)
    • avisos (1)
    • chamado eficaz (1)
    • hermenêutica (1)
    • salvação (1)




    • Home
    • Posts RSS
    • Comments RSS
    • iPródigo

    © Copyright visite www.joaocalvino.net. All rights reserved.
    Designed by FTL Wordpress Themes | Bloggerized by FalconHive.com
    brought to you by Smashing Magazine

    Back to Top