"Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar." (Gênesis 4.7)
Na tradução de Calvino, essa frase pode ser entendida ou como uma ordem ou uma promessa. Devemos saber disso antes de lermos sua explicação para o verso. Seu argumento é simples: Deus não falou sobre a capacidade de Caim, mas sobre sua obrigação.
"Se está ordenando, já demonstramos que daí não se deduz nenhuma prova de capacidade humana; se está prometendo, onde jaz o cumprimento da promessa, uma vez que Caim sucumbiu ao pecado ao qual deveria dominar?... Ora, se esse domínio se refere ao pecado, ninguém nutre dúvida de que a oração seja imperativa, na qual não se define que possamos; pelo contrário, que devamos, embora acima de nosso poder." (2.5.16, p.101)
O próximo texto tratado encontra-se em Romanos 9.16: "Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece" - curiosamente, um dos textos mais utilizados por calvinistas. Para os oponentes de Calvino, o texto significa que a graça de Deus colabora com nossa fraca capacidade de correr e querer. Sobre isso o reformador diz:
"Mais simples, porém, é a mente de Paulo: Não é a vontade, não é a corrida que nos preparam o caminho para a salvação; aqui entra somente a misericórdia do Senhor. Pois tampouco o Apóstolo fala aqui de uma maneira diferente de Tito [3.4-5], onde escreve que a bondade e a humanidade de Deus se fizeram manifestas não por meio de obras de justiça que porventura tenhamos feito, mas em virtude de sua imensa misericórdia." (2.10.17, p.102)
O último texto é 1Co 3.9: "Porque nós somos cooperadores de Deus". O reformador não gasta muito tempo com este, dedicando apenas um parágrafo rápido.
"Sem a mínima dúvida se restringe só aos ministros. Entretanto, chamam-se cooperadores não porque por si sós proporcionem alguma coisa; ao contrário, porque Deus se serve de sua obra, depois de os qualificar e os prover dos dotes necessários." (idem)
Postar um comentário