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Comemorando os 500 anos de João Calvino, o teólogo da Reforma, este é um blog dedicado a resumir e comentar as Instituras da Religião Cristã, obra máxima do reformador de Genebra. Que ele seja útil à comunidade, seguindo a mesma intenção de Calvino ao escrever seus livros.

"Este tem sido meu propósito: preparar e instruir de tal modo os candidatos à sagrada teologia, para a leitura da divina Palavra, que não só lhe tenham fácil acesso, mas ainda possam nesta escalada avançar sem tropeços."

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O juramento por Deus [ 2.8.23-25 ]

Calvino entende que o terceiro mandamento nos ensina também a respeito dos juramentos. Uma vez que aquele que jura faz menção do nome de Deus, é necessário que haja a mais alta consideração pelo santo Nome. O reformador define juramento como "a invocação de Deus por testemunha para confirmar-se a veracidade de nossa palavra" (2.8.23, p.149). Vemos na Bíblia algumas manifestações dessa prática e o reformador entende ser essa uma expressão de louvor.

"'Falarão', diz ele, 'a língua de Canaã e jurarão no nome do Senhor' [Is 19.18], isto é, ao jurarem pelo nome do Senhor, estarão proferindo uma confissão de sua religião... Ao invocarmos o nome do Senhor em testemunho, diz-se, com razão, que estamos atestando nosso reconhecimento de sua divina soberania. Pois, dessa forma, o confessamos ser a eterna e imutável verdade, a quem invocamos não só como a testemunha idônea da verdade acima das demais, mas ainda como seu enunciador único, que pode trazer à luz as coisas escondidas e, ademais, como o conhecedor dos corações." (idem)

Se clamar por Deus como testemunha é confessar ser ele a mais pura verdade, é um grave pecado jurar em falso. Calvino mostra que a Palavra usa a grave expressão "profanação" para esse tipo de atitude.

"Não é uma afronta leve fazer-se por ele falso juramento, donde também na lei se chama isso profanação [Lv 19.12]. Ora, que resta ao Senhor quando se vê despojado de sua verdade? Então deixa de ser Deus... 'Vive o Senhor' [1Sm 14.39]; 'Faça-me isto o Senhor e estas coisas acrescente ele' [1Sm 14.44; 2Sm 3.9; 2Rs 6.31]; 'Deus seja testemunha contra a minha alma' [2Co 1.23], que sugerem que não podemos invocar a Deus por testemunha de nossa palavra, sem que roguemos nos seja ele o vingador do falso juramento, se estamos a enganar." (2.8.24, p.149s)

Outro erro em relação a esse assunto é usar de maneira banal o nome de Deus em juramentos. Aqueles que por qualquer futilidade usam o nome do Senhor como prova, laboram em erro grave. Aqui claramente há um descumprimento do mandamento de não tomar o Nome em vão.

"O juramento foi permitido e instituído não em função de capricho ou desejo, mas de necessidade, e por isso aparta-se de seu uso lícito quem se apropria dele por cousas não necessárias. Ora, outra necessidade não se pode pretender senão onde haja de servir-se ou à piedade ou ao amor." (2.8.25, p.150)

Embora não seja um costume tão forte em nossos dias jurar por Deus, esse ensino nos leva também a pensar na maneira como lidamos com o nome do Senhor. Invocamos seu santo Nome com reverência e louvor, cientes de ser ele a Verdade? Ou agimos levianamente com o nome de Deus, manipulando pessoas com a Palavra, mentindo para alcançar respeito na comunidade dos santos, ou mesmo fazendo piadas? Que sejamos reverentes!
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