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Comemorando os 500 anos de João Calvino, o teólogo da Reforma, este é um blog dedicado a resumir e comentar as Instituras da Religião Cristã, obra máxima do reformador de Genebra. Que ele seja útil à comunidade, seguindo a mesma intenção de Calvino ao escrever seus livros.

"Este tem sido meu propósito: preparar e instruir de tal modo os candidatos à sagrada teologia, para a leitura da divina Palavra, que não só lhe tenham fácil acesso, mas ainda possam nesta escalada avançar sem tropeços."

Esse blog está sendo desativado. Visite-nos em www.joaocalvino.net

Falsos deuses, falso culto [ 1.12.1-3 ]

Como já afirmei aqui algumas vezes, um traço marcante da teologia de João Calvino é a ênfase no verdadeiro conhecimento de Deus, que tem como marcas a verdadeira piedade e a verdadeira adoração. Não é de se admirar, portanto, que concluindo a seção sobre ídolos e falsas divindades, o reformador volte-se novamente para a questão do culto a Deus.

"Dissemos no início que o conhecimento de Deus não está posto em fria especulação, mas traz consigo o culto... a não ser que resida no Deus único tudo quanto é próprio da Deidade, ele é despojado de sua dignidade e profanado é seu culto." (1.12.1, p.117s)

Chama atenção que uma das consequências de juntar Deus e outros deuses é gerar para o Criador uma "fria noção de autoridade suprema" (1.12.1, p.118). Mais uma vez vemos que Calvino não faz o tipo "acadêmico tíbio". Para ele, o conhecimento de Deus deve nos levar uma relação dinâmica e intensa com o Criador.

Dito isso, a falsa distinção entre Latria (culto, adoração) e Dulia (serviço) é novamente atacada, demonstrando a falácia dos papistas.

"De fato douleía é serviço, latréia, honra. Portanto, por certo que ninguém põe em dúvida que servir seja algo mais que honrar. Ora, com muita frequência seria penoso servir àquele a quem não recusarias render honra. Logo, seria uma partilha iníqua consignar aos santos o que é maior, e deixar a Deus o que é menor." (1.12.2, p.119)

Com todos esses argumentos levantados, só resta ao reformador fechar o caso, apresentando alguns exemplos de como a Bíblia rejeita servidão e honra a qualquer outro que não seja Deus.

"Paulo, quando traz à lembrança aos gálatas o que foram eles antes de haver sido iluminados no conhecimento de Deus, diz que haviam exibido dulia para com aqueles que por natureza não eram deuses [Gl 4.8]. Portanto, uma vez que não a denomina latria, porventura a superstição lhes seria escusável?" (1.12.3, p.119)

"E quando Cristo repele a investida de Satanás com este escudo: 'Está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás' [Mt 4.10], não entrava literalmente a questão latria, porque Satanás não requeria senão προσκυνήσεις [prostrar-se de joelhos em reverência]." (idem)

"Ao prostrar-se diante de Pedro, [Cornélio] evidentemente não o faz com o propósito de adorá-lo no lugar de Deus. Pedro, no entanto, o proíbe terminantemente de fazê-lo. Por quê, senão pelo fato de que os homens nunca fazem distinção tão precisa entre o culto de Deus e das criaturas, que não transfiram promiscuamente à criatura o que é próprio de Deus?" (1.12.3, p.120)

Mesmo os mais sinceros podem cair no laço da idolatria. Que nos examinemos para não repetirmos os erros do passado, escondidos debaixo de falácias e questões semânticas.
Read More 1 Comment | Postado por Josaías edit post

1 Comment

  1. m4red on 14 de fevereiro de 2009 às 23:05

    Glória a Deus pela sabedoria dada a homens para esclarecer questões desse tipo.
    Muitos católicos "bem intencionados" pecam ao buscar Deus no meio de homens e imagens, assim como muitos irmãos evangélicos, protestantes (ou seja lá como se denominam) vêm servindo equivocadamente e dando glória a líderes que deveriam lavar-lhes os pés.É mais do que importante que o povo de Deus seja bem informado e tenha conhecimento não só da Bíblia mas da sua própria história.

     


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