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Comemorando os 500 anos de João Calvino, o teólogo da Reforma, este é um blog dedicado a resumir e comentar as Instituras da Religião Cristã, obra máxima do reformador de Genebra. Que ele seja útil à comunidade, seguindo a mesma intenção de Calvino ao escrever seus livros.

"Este tem sido meu propósito: preparar e instruir de tal modo os candidatos à sagrada teologia, para a leitura da divina Palavra, que não só lhe tenham fácil acesso, mas ainda possam nesta escalada avançar sem tropeços."

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Calvino contra os ídolos [ 1.11.1-3 ]

A Bíblia nos revela um Deus eterno e gracioso, o que deve nos levar à adoração como proposta por ele, algo que o dignifique e não diminua a natureza do Criador. É por isso que Calvino agora se volta contra toda representação imagética da Deidade.

"Isaías, que é muito incisivo nesta demonstração, visto que ensina que a majestade de Deus é maculada de vil e absurda ficção, quando o incorpóreo é nivelado à matéria corpórea, o invisível à representação visível, o espírito à coisa inanimada, o imenso a um pequeno pedaço de madeira, pedra ou ouro." (1.11.2, p.101)

Alguns argumentam que o fato de Deus manifestar-se em formas visíveis no Antigo Testamento significa que nos é permitido criar representações e figuras do Criador. Contra isso, Calvino também tem algo a dizer:

"Ora, nuvem, fumaça e chama, uma vez que eram símbolos da glória celestial, como que a interpor um frio, coibiam as mentes de todos para que não tentassem penetrar mais fundo... Acresce a isto que os profetas pintam os serafins que lhes foram manifestos em visão com a face velada em relação a nós, significando com isso ser tão grande o fulgor da glória divina, que até os próprios anjos se continham de contemplação direta, e as tênues centelhas que refulgem em seus anjos nos são subtraídas aos olhos." (1.11.3, p.102)

O reformador também se lembra de Juvenal, escritor pagão que, na obra Sátiras, "censura aos judeus por adorarem as meras nuvens e a divindade do céu" (idem). Isso demonstra que a religião verdadeira da antiga aliança não envolve a construção de esculturas para serem adoradas.

"Por certo que ele está falando pervertida e impiamente. Entretanto, negando existir entre eles qualquer éfigie divina, fala mais verazmente que os papistas, que grasnam haver existido entre os judeus alguma representação visível de Deus." (idem)

É claro que muitas vezes os judeus cairam nesse erro, mas Calvino nos lembra que não é algo que existia somente entre aqueles homens, mas uma "inclinação que em nós existe para a idolatria" (idem). Se aquele povo que viu tantos sinais errou, mais ainda nós devemos estar atentos para não tentarmos reduzir a glória do Criador à reles criatura.
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